Essa lei tornou mais severa a fiscalização de projetos de combate a incêndio, que a partir dela devem contar com fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros e dos Conselhos de Arquitetura e Engenharia respectivamente. As legislações que regem os projetos de combate a incêndio são divididas segundo cada Estado, sendo necessária à sua verificação de acordo com a localidade onde a construção será realizada. Assim, o projeto de incêndio consiste em um investimento na segurança e defesa da vida das pessoas em qualquer ambiente que estejam. Por este motivo, é extremamente importante que o projeto de incêndio seja pensado de maneira individualizada a depender da tipologia da construção e de forma que atenda todos os requisitos e normas exigidos. Por fim, confira aqui as melhores soluções em alarme de incêndio e comunicação para o seu negócio. Caso não se concorde com as exigências dos bombeiros, pode-se criar um laudo com especificações técnicas ou com medidas similares que são mais viáveis, porém cabe aos bombeiros aceitar ou não essa substituição. Esse plano é elaborado por profissional de nível superior que possui o credenciamento no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia e está apto a realizar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Todos esses itens possuem a finalidade de ajudar a combater o incêndio, facilitar a evacuação do local e proteger o patrimônio físico.
Demais Projetos
Consta neste documento todas as informações de prevenção, controle e medidas a serem tomadas em casos de emergência e/ou necessidade de salvamento. O curso orienta o prestador de serviço sobre as melhores práticas em caso de transporte de materiais perigosos, lembrando que é de responsabilidade da empresa contratante responsável pela carga gerir esses procedimentos. site sobre este tema função da sinalização de emergência complementar é informar pequenos riscos, como machucados, risco de queda e informações em geral. Esse tipo de sinalização é essencial para diminuir o risco de vítimas em caso de emergência ou para evitar ao máximo que acidentes aconteçam em nível perigoso, podendo ser fatal.
A empresa contratada para elaborar o projeto de prevenção de incêndios também deve garantir a elaboração do PPCI. Também chamado de PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios), é um documento com o objetivo de garantir a integridade do patrimônio e das pessoas envolvidas em casos de incêndios. Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante. Você já deve ter reparado no seu condomínio ou até mesmo durante aquele passeio de fim de semana no shopping a existência de extintores de incêndio, mangueiras, placas indicativas de saídas, etc.
Por Que Ele É Fundamental Na Empresa?
Após fazer toda a inspeção na empresa, o bombeiro civil informa, formalmente, todas as irregularidades existentes aos superiores. Logo depois, apresenta as medidas corretivas, sempre com o foco de atingir a melhoria na segurança. Apesar de não ser obrigatória em nível federal, em muitas cidades, a contratação desse profissional é obrigatória e exigida por lei.
O que deve conter no plano de emergência para combate a explosões?
Plano de Controle de Emergência (PCE): Plano que deve conter as ações coordenadas, os recursos e linhas de atua-ção conjunta e organizada para atender situações de incêndio ou explosão, vazamento de produtos perigosos, queda de homem ao mar, condições adversas de tempo que afetem a segurança das operações portuárias, ...